Projeto de Animação e Intervenção

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: LAIS304
Sigla: PAI
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: Anual
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 30
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Corpo docente: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Filipe Manuel Carapeto Fialho
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Compreende que a construção da identidade profissional do Animador Sociocultural tem constituído um
percurso complexo, influenciado social e culturalmente.
­ Compreende a importância das questões éticas e deontológicas ligadas ao exercício das profissões.
­ Conhece as competências e funções dos animadores, designadamente os processos históricos de
construção do estatuto dos animadores socioculturais e do código deontológico.
­ É capaz de refletir sobre as diferentes características da Animação Sociocultural em função dos seus
objetivos, instituições, suportes, equipamentos e públicos.
­ Compreende a natureza, missão e limitações das instituições que se dedicam a esta área.
­ Compreende e sabe utilizar fundamentação de natureza pedagógica nas intervenções propostas.
­ Conhece e sabe aplicar as metodologias de planeamento da intervenção
­ É capaz de refletir sobre a sua própria prática como animador sociocultural.

Programa

1.Os Animadores Socioculturais
­ Construção da Identidade(s) Profissional(is) como processo individual, institucional e social (colectivo).
­ Evolução das concepções profissionais da Animação e atuais confluências (o voluntariado, a
profissionalização...).
­ Estatuto do Animador em Portugal, na Europa e no seio das Organizações Internacionais.
2. As Práticas de Animação e Intervenção Social
­ Os princípios da pedagogia social que enformam a profissão
­ A diversidade e a especificidade dos projetos e atividades de Animação Sociocultural ­ contextos, âmbitos e
para públicos diferenciados.


Métodos de Ensino

Aulas centradas em dois objetivos fundamentais:
a) Enquadramento e abordagem dos conteúdos programáticos e reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos
estudantes nas instituições da comunidade.
b) Orientação tutorial – apoio aos estudantes na escolha de um contexto adequado ao desenvolvimento de
atividades de animação sociocultural, apoio à sua integração na instituição, planeamento e realização das
atividades e observação do desenvolvimento das mesmas em contexto.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
ANASC­ Associação Nacional de Animadores Socioculturais. – Estatuto
Do Animador Sociocultural. Disponível em http://anasc.no.sapo.pt/docs.htm
APDASC­ Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação
Sócio­Cultural. Estatuto e Código Deontológico do Animador Sociocultural. Disponível em
http://www.apdasc.com/pt
Ander­Egg, Ezequiel (1989). La Animación y Los Animadores. Madrid: Narcea SA de Ediciones
Barbosa, L.& Ricardo, M. (1992).Gerir o Trabalho de Projecto. Lisboa: Texto Editora.
Barbier, J.M (1996). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora.
Boutinet, J. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
Cevallos, P. L e Larrazábal, M. S. (1988). Formación de Animadores y Dinámicas de la Animación.Editorial
Popular SA.
Leite, E., Malpique,M.,& Santos, M. (1991). Trabalho de Projecto. Porto:Afrontamento.

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